MOISÉS quis acompanhar os israelitas a Canaã. Por isso, pediu: ‘Jeová, deixe-me cruzar o rio Jordão para ver a boa terra.’ Mas Jeová disse: ‘Já chega! Não me fale mais nisso!’ Sabe por que Jeová disse isso?
Foi por causa do que aconteceu quando Moisés bateu no rochedo. Deve lembrar-se de que ele e Arão não honraram a Jeová. Não disseram ao povo que foi Jeová quem tirou água do rochedo. Por isso, Jeová disse que não os deixaria entrar em Canaã.
Assim, alguns meses depois de Arão ter morrido, Jeová disse a Moisés: ‘Tome Josué, e coloque-o diante de Eleazar, o sacerdote, e o povo. E diga a todos eles que Josué é o novo líder.’ Moisés fez o que Jeová mandou.
Jeová disse então a Josué: ‘Seja forte e não tenha medo. Vai guiar os israelitas à terra de Canaã, que lhes prometi, e eu estarei com você.’
Depois, Jeová mandou Moisés subir ao monte Nebo, na terra de Moabe. Lá de cima, Moisés pôde ver o outro lado do rio Jordão e a bela terra de Canaã. Jeová disse: ‘Esta é a terra que prometi aos filhos de Abraão, Isaque e Jacó. Deixei você vê-la, mas não vai entrar nela.’
Moisés morreu lá no monte Nebo. Tinha 120 anos de idade. Ainda era forte e tinha vista boa. O povo ficou muito triste e chorou a morte de Moisés. Mas alegrou-se de ter Josué como seu novo líder.
Todos que se sentem confiantes e que nada pode tirar-lhes o foco da terra prometida pode ser enlaçado com coisas simples do nosso dia a dia e sucumbir.