Sim, porque a melhor ajuda vem de “Deus, que consola, anima e revigora os deprimidos”. — 2 Coríntios 7:6
Jeová Deus oferece três saídas para ajudar os deprimidos.
1- Força. Deus “anima e revigora”, não por remover todos os seus problemas, mas por responder às suas orações quando você pede força para lidar com a depressão. (Filipenses 4:13) Você pode ter certeza de que ele está pronto para ouvi-lo, porque a Bíblia diz: “Perto está Jeová dos que têm coração quebrantado; e salva os que têm espírito esmagado.” (Salmo 34:18) De fato, Deus pode ouvir seu pedido por ajuda mesmo se você não conseguir colocar seus sentimentos em palavras. — Romanos 8:26, 27.
2- Bons exemplos. Um escritor bíblico orou a Deus: “Eu te chamei quando estava em profundo desespero.” Algo que ajudou esse salmista a lidar com sua depressão foi se lembrar de que Deus deseja perdoar nossos pecados. Ele disse: “Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação? Mas tu nos perdoas, e por isso nós te tememos.” — Salmo 130:1, 3, 4,
3- Esperança. Além de dar consolo agora, Deus promete remover todos os problemas que levam à depressão. Quando ele cumprir essa promessa, “não haverá recordação das coisas anteriores [incluindo a depressão], nem subirão ao coração”. — Isaías 65:17.
Em tempo: Embora reconhecemos que Deus provê ajuda, todos nós são orientados quanto a nossa necessidade mental de que precisamos também buscar tratamento médico para doenças e que a depressão clínica por mais que alguns queiram negligenciar, ela também é uma doença, tenhamos isso bem em mente. (Marcos 2:17)