Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (327 votos)



ONLINE
1





Partilhe esta Página



Olá sejam benvindos todos que acessam este site, todo o intuíto dos conteúdos aqui inseridos foram criados para o crescimento espiritual onde cada cristão deve focar nas palavras ditas por Jesus e registradas no livro de Marcos 16:15-20, todos devemos ser evangelizadores, adotando estas palavras, afirmamos que somos sim evangelizadores sem fronteiras, estas palavras chegam ao mais distante morador, por isso ela não tem e nunca terá fronteiras...

Sinta-se livre para expor sua opinião, ficaremos muito satisfeitos com seus comentários, colaborare com seus donativos para o crescimento desta obra que é super importante para nós do noticias do Reino.


agência: 0351 conta: 00120329-8 caixa econ. federal


Acha que será esquecido por Deus?
Acha que será esquecido por Deus?

Quando em grandes apuros e dificuldades, já achou alguma vez que Deus se esqueceu de você? Já se perguntou se ele talvez se desagradou de você, e, por isso, não lhe dava ajuda em solucionar problemas prementes?

Isto foi o que Davi passou a achar, talvez ao sofrer a perseguição do Rei Saul, ou mais tarde, durante o tempo da revolta de seu filho Absalão. Não importa qual o período que estava envolvido, Davi sofrera provações por tanto tempo, que ele se encontrava num estado muito deprimido, perguntando-se se Jeová se esquecera dele. Sentiu-se induzido a exclamar: “Até quando te esquecerás de mim, ó Jeová? Para sempre? Até quando esconderás de mim a tua face?” (Sal. 13:1) A Davi parecia como se Jeová lhe tivesse escondido a face em desagrado, não intervindo a seu favor. Por isso, perguntou mais: “Até quando devo pôr resistência na minha alma, pesar no meu coração, de dia?” Isto pode significar que ele se perguntou sobre quanto tempo ficaria entregue a buscar seus próprios meios de resistência às situações aflitivas em que se encontrava e quanto tempo seu pesar duraria, dia após dia.

A seguir, o salmista faz a pergunta: “Até quando ficará meu inimigo enaltecido sobre mim?” Aparentemente abandonado por Jeová, perguntava-se sobre quanto tempo seus inimigos teriam superioridade. Acompanhou esta pergunta com a solicitação: “Olha deveras para mim; responde-me, ó Jeová, meu Deus. Faze deveras meus olhos brilhar, para que eu não adormeça na morte, a fim de que meu inimigo não diga: ‘Saí vencedor sobre ele!’ para que os próprios adversários meus não jubilem por se fazer que eu seja abalado.” (Sal. 13:2-4) Sim, Davi queria fervorosamente que o Altíssimo respondesse à sua súplica, viesse em sua ajuda e o animasse, para que seus olhos ‘brilhassem’ ou ‘reluzissem’. Queria continuar vivo, para que seus inimigos não chegassem à conclusão de que realmente haviam triunfado, nem se alegrassem pensando que ele havia cambaleado e caído, sem possibilidade de recuperação.

Embora Davi achasse que havia sido abandonado por Jeová, sua fé permanecia forte. Isto se evidencia nas suas palavras concludentes: “Quanto a mim, confiei na tua benevolência; jubile meu coração na tua salvação. Vou cantar a Jeová, pois lidou comigo de modo recompensador.” (Sal. 13:5, 6) Apesar das dificuldades com que se confrontava, Davi confiava na benevolência ou compaixão ativa de Jeová, e, com esperança e alegria, aguardava ser liberto de suas provações. Lembrava-se de como Jeová havia lidado com ele de modo recompensador no passado e estava decidido a continuar a entoar cânticos de louvor.

Iguais a Davi, nunca nos devemos esquecer das coisas grandiosas que Jeová Deus tem feito por nós. Numa expressão de amor sublime, ele deu seu Filho unigênito. (João 3:16) Desde que chegamos a conhecer o Altíssimo, temos sentido pessoalmente seu cuidado amoroso e sua ajuda em resposta às nossas orações. Daquilo que sabemos sobre os tratos de nosso Criador com os seus servos como um todo e individualmente, podemos confiar em que ele nos fortalecerá na hora da necessidade. Quando passamos por um período especialmente provador, podemos consolar-nos com as palavras inspiradas: “[Lançai] sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” — 1 Ped. 5:

O contraste entre as pessoas que mostram apreço e as que negligenciam fazer isso foi bem ilustrado no relato bíblico sobre os dez leprosos curados por Jesus Cristo. Os leprosos, proibidos pela Lei de se aproximarem de qualquer pessoa, clamaram a Jesus, quando este entrava numa certa aldeia. Rogavam para que tivesse misericórdia deles. Jesus viu que eram leprosos e disse-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.” E que aconteceu? O registro inspirado prossegue: “Então, enquanto se afastavam, ocorreu a purificação deles. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, glorificando a Deus com voz alta. E ele se prostrou com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; ademais, ele era samaritano. Jesus disse, em resposta: ‘Dez foram purificados, não foram? Onde estão, então, os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse para dar glória a Deus, exceto este homem de outra nação?’” — Lucas 17:11-19.
‘Isso é lamentável!’, talvez diga. ‘Todos os dez foram curados, mas apenas um expressou seu apreço.’ Certamente, todos devemos tomar a peito a lição implícita no comentário e na pergunta de Jesus: ‘Onde estão os outros nove?’ Sim, e esse incidente deve induzir-nos a mostrar apreço.

                mostre apreço pelos membros da família

Há muitas oportunidades para mostrarmos apreço para com outros, mesmo amigos e membros da família. Isto se dá mesmo em coisas pequenas: um presente inesperado, a visita dum amigo, uma gostosa refeição, ou termos nossas roupas lavadas e passadas Filhos, vocês podem mostrar apreço para com seus pais. Como? Por executarem prontamente e sem resmungos pequenas tarefas no lar, por manterem seu quarto limpo e suas roupas asseadas. Podem mostrar gratidão pela instrução que recebem, por serem bem aplicados tanto na escola como ao fazerem a lição de casa. Em certo país, calcula-se que custa até o equivalente a 14 milhões de cruzeiros para se criar um filho até os dezoito anos. Qual foi a última vez que expressou gratidão aos seus pais por tudo o que fizeram a seu favor?

Pais, mostram apreço pelas coisas que seus filhos fazem? É verdade que talvez não tenham feito algo tão bem como você o teria feito. Mas, uma palavra de apreço pelo esforço deles os fará felizes. Isso também incentivará seus filhos a fazerem ainda melhor no futuro.
Maridos, conhecem o provérbio que diz que ‘o trabalho de uma mulher nunca finda’? Então, elogiam a esposa de modo que o serviço doméstico dela não se torne enfadonho? A Bíblia diz o seguinte sobre a “esposa capaz”: “Seus filhos se levantaram e passaram a chamá-la feliz; seu dono se levanta e a louva. Há muitas filhas que demonstraram capacidade, mas tu — tu sobrepujaste a todas elas.” (Provérbios 31:10, 28, 29) O marido pode mostrar apreço para com sua esposa de diversas formas, como por saírem juntos à noite, um gesto carinhoso, etc. As esposas também têm muitas oportunidades de mostrar apreço. Para prover as necessidades da família o marido geralmente tem de trabalhar com pessoas de temperamento e hábitos variados, e isso pode ser bem deprimente. Portanto, ao voltar para casa, quão acalentador é para ele receber uma acolhida amorosa ou algumas palavras de apreço, da parte da esposa, pelo que ele faz pela família! Sim, e quão grato deve ficar o homem por ter uma esposa capaz — e apreciativa! A Bíblia diz: “Seu valor é muito maior do que o de corais. Nela confia o coração do seu dono, e não há falta de lucro. Ela o recompensou com o bem e não com o mal, todos os dias da sua vida.” — Provérbios 31:10-12.

Pais idosos também entram em pauta. Fizeram muito por nós no decorrer dos anos. Os filhos são uma “herança da parte de Jeová”, mas criá-los é uma grande responsabilidade. (Salmo 127:3) De fato, isso pode ser chamado de programa de instrução de vinte anos. Contudo, muitos não mostram gratidão aos pais por todos esses anos de serviço e abnegação. Com demasiada freqüência, os pais idosos são encostados num asilo de velhos. Naturalmente, em alguns casos talvez seja essencial a atenção profissional dispensada em tais instituições. Mas, não importa quão bem qualificados estejam os estranhos, somente receber tais cuidados profissionais nunca será o mesmo que estarem os pais junto com sua própria família. Portanto, quando necessário e possível, um excelente modo de mostrarmos apreço por nossos pais idosos é convidá-los para morar conosco! O apóstolo Paulo expressou isso do seguinte modo: “Lembra-te de que se uma viúva tiver filhos ou netos, é primariamente dever deles mostrar a genuinidade de sua religião em seus próprios lares por retribuírem aos pais o que foi feito por eles, e Deus aceita prontamente tal serviço.” (1 Timóteo 5:3, 4, Phillips, em inglês) Naturalmente, os pais e os avós idosos devem cooperar e mostrar apreço por aquilo que é feito a seu favor.
para com os fora da família

Como anima nosso coração, quando membros da família nos mostram sua gratidão por algo que dissemos ou fizemos! Do mesmo modo, é acalentador para os de fora de nossa família quando expressamos nosso apreço para com eles, pelo que fazem ou dizem. As ocasiões para se fazer isso são tão numerosas que realmente não é possível citar todas elas. Não é espiritualmente recompensador obter conhecimento da Palavra de Deus? Certamente aprecia isso. E que dizer das amizades cristãs que agora tem? As Escrituras dizem que Jeová Deus faria “tremer todas as nações” e que as “coisas desejáveis” de todas as nações entrariam em sua casa de adoração. Evidentemente, tais “coisas desejáveis” são pessoas que afluem ao “monte da casa de Jeová”, e o adoram agora “com espírito e verdade”. Isaías 2:2-4; Ageu 2:7; João 4:23, 24) São amorosos, honestos, retos e inteiramente devotados a Deus e aos Seus princípios justos. Imagine só! Num mundo marcado por características tais como o desamor, a desonestidade e a ingratidão, você é privilegiado com excelentes amigos piedosos. (2 Timóteo 3:1-5) Não é a associação com tais algo pelo qual ter profundo apreço? Certamente que sim.
Por outro lado, talvez já nos empenhemos durante anos pelo modo cristão de vida. Neste caso, pense naqueles que têm sido nossos fiéis co-cristãos durante algum tempo. Certamente seria apropriado agradecer-lhes por suas muitas bondades em palavra e ação. Já fomos hóspedes na casa deles? Ou, tomamos uma refeição com eles? Então, além duma expressão verbal de agradecimento, não seria apropriado escrever uma nota ou enviar um cartão, expressando apreço?

Sem dúvida, cada um de nós pode descobrir muitas maneiras de tornar a nós mesmos e a outros mais felizes, por mostrarmos nosso sincero apreço. Portanto, sejamos como o leproso curado, que tinha um espírito genuinamente apreciativo. Não sejamos ingratos, tais como os outros leprosos curados, a respeito dos quais Jesus perguntou: ‘Onde estão os outros nove?’ É evidente que devemos mostrar apreço para com os nossos semelhantes. Mas, que dizer Daquele que fez todas as coisas? (Revelação 4:11) Quais são alguns dos motivos pelos quais devemos ser gratos a ele? E como podemos mostrar nosso apreço para com Jeová Deus?

 

                     lembre-se: Jeová nunca esqueceu.......