Times de futebol no Brasil às vezes procuram ajuda de médiuns espíritas. Por quê? Para obter conselhos por causa do medo de que a equipe adversária possa vencer. Segundo certo jornal, a “oportunidade de comunicar-se diretamente com o sobrenatural em busca de soluções para todo tipo de problemas exerce uma poderosa influência sobre milhões de pessoas”. Em alguns países, políticos graduados, artistas e empresários regularmente consultam os espíritos. Na busca de uma cura ou na tentativa de resolver algum problema familiar ou financeiro, muitos tentam consultar os mortos, que se crê sejam mais esclarecidos.
Mas, é correto tentar falar com os mortos? É realmente possível fazer isso? E existe algum risco envolvido nisso? Talvez se surpreenda ao saber o que a Bíblia diz a respeito.
veja o que aconteceu no caso de Saul?
Veja este acontecimento real, registrado na Bíblia: Temeroso dos inimigos filisteus, o rei Saul, do antigo Israel, recorreu a uma médium espírita de En-Dor. Ele pediu a ela que contatasse o falecido profeta Samuel. Ao ouvi-la descrever um homem idoso que usava uma túnica sem mangas, Saul presumiu que essa aparição fosse Samuel. E qual era a mensagem? Israel cairia nas mãos dos filisteus e, no dia seguinte, Saul e seus filhos estariam com “Samuel”, indicando que morreriam na batalha contra os filisteus. (1 Samuel 28:4-19)
Quando Saul viu o acampamento dos filisteus, ficou com medo e seu coração começou a tremer muito. Embora Saul consultasse a Jeová, Jeová nunca lhe respondia, nem em sonhos, nem pelo Urim, nem por meio dos profetas. Por fim, Saul disse aos seus servos: “Procurem uma mulher que invoque espíritos, para que eu vá consultá-la.” Seus servos lhe disseram: “Em En-Dor há uma mulher que invoca espíritos.”
Assim, Saul se disfarçou, vestindo roupas diferentes, e foi com dois dos seus homens falar com a mulher à noite. Ele lhe disse: “Por favor, revele para mim o futuro, invocando espíritos, e faça subir aquele que eu lhe indicar.” A mulher, porém, lhe disse: “Você deve saber o que Saul fez, que ele eliminou do país os que invocavam espíritos e os adivinhos. Então por que você me arma uma cilada para que eu seja morta?” Saul jurou-lhe então por Jeová, dizendo: “Tão certo como Jeová vive, você não terá culpa nenhuma nesse assunto!” Então a mulher perguntou: “Quem eu farei subir?” Ele respondeu: “Faça Samuel subir.” Quando a mulher viu “Samuel”, deu um grito bem alto e disse a Saul: “Por que me enganou? O senhor é Saul!” O rei lhe disse: “Não tenha medo. O que você está vendo?” A mulher respondeu a Saul: “Estou vendo alguém semelhante a um deus subindo da terra.” Imediatamente ele perguntou: “Qual é a aparência dele?” Ela respondeu: “É um homem idoso que está subindo, usando uma túnica sem mangas.” Percebendo que se tratava de “Samuel”, Saul se curvou e se prostrou com o rosto por terra.
Então “Samuel” disse a Saul: “Por que você me incomodou, fazendo-me subir?” Saul respondeu: “Estou numa situação muito difícil. Os filisteus estão lutando contra mim, e Deus me abandonou. Ele não me responde mais, nem por meio dos profetas nem em sonhos; é por isso que estou chamando o senhor, para que me diga o que devo fazer.” Então “Samuel” disse: “Por que você me consulta, agora que Jeová o abandonou e se tornou seu inimigo? Jeová fará o que predisse por meio de mim: Jeová arrancará o reino das suas mãos e o dará ao seu próximo, a Davi. Jeová está fazendo isso com você hoje porque você não obedeceu à voz de Jeová e não eliminou os amalequitas, que despertaram a ira ardente dele. Além disso, Jeová entregará você e Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. Jeová também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus.”
Saul foi gravemente ferido na batalha contra os filisteus, e morreu como suicida. (1 Samuel 31:1-4) exatamente como Jeová já havia anunciado antes, e, contrário à predição de que todos os filhos de Saul morreriam junto com ele, seu filho Is-Bosete sobreviveu a ele. é inútil consultar médiuns espíritas pois os demônios agem atrás destas pessoas e fingem ser quem morreu....
En-dor
Uma cidade de planície, situada no território de Issacar, mas designada a Manassés. Os cananeus dali não foram inteiramente desapossados, mas foram submetidos a trabalhos forçados. (Jos 17:11-13) Usualmente se identifica En-Dor com Khirbet Safsafeh (Horvat Zafzafot), a uns 11 km ao SE de Nazaré.
No Salmo 83:9, 10, liga-se En-Dor com a vitória de Jeová sobre Sísera. Embora não seja mencionada no relato da batalha em Juízes, capítulos 4 e 5, evidentemente ficava apenas a poucos quilômetros ao S do monte Tabor, de onde desceu o exército de Baraque. (Jz 4:6, 12) Achava-se também na região geral de Taanaque e Megido, e do vale da torrente do Quisom, onde as forças de Sísera foram miraculosamente desbaratadas. (Jos 17:11; Jz 5:19) Assim, certa parte da batalha evidentemente se estendeu até En-Dor, e o salmista, bem familiarizado com os pormenores históricos e geográficos, pôde falar de En-Dor como o lugar onde muitos dos cananeus fugitivos foram aniquilados. En-Dor é mais conhecido como o lugar em que o Rei Saul foi consultar uma mulher “dona de mediunidade espírita”, pouco antes da derrota de Israel às mãos dos filisteus. — 1ª Sam 28:7; 31:1-13